top of page

NOSSOS PROGRAMAS

 

Em cada modalidade apresentamos Planejamento Anual , objetivo geral ,objetivo específico, conteúdo técnico , estratégias de aulas e materiais utilizados .Tudo acompanhado e supervisionado pela ARTE MOVIMENTO.



                                                                                              

 

LUTAS

  • Capoeira

Mais do que a aprendizagem de aspectos técnicos dos movimentos, o ensino da capoeira vem impregnado de elementos que envolvem cultura, história, origem e evolução. O aprendizado da capoeira motiva a pesquisar sobre movimentos novos, possibilitando uma participação efetiva onde os alunos participam de forma integrada por meio do jogo, da música e do ritmo das rodas que são formadas.

  • Taekwondo

O Taekwondo desenvolve a capacidade atlética da criança e a sua atenção bem como a sua capacidade de defesa pessoal, autodisciplina e autoestima. Permite também um desenvolvimento moral. As crianças aprendem a respeitar a si mesmas e aos outros. O Taekwondo desenvolve a força, velocidade, equilíbrio, flexibilidade e a resistência. Um grande exemplo de união de disciplina mental e física é o quebramento de tábuas e telhas (kyok-pa), eis que requer domínio da técnica, conquistada com os treinos, e a concentração em um único foco.

  • Judô

Especificamente em idade pré-escolar, as crianças estão descobrindo o mundo, seu corpo e suas capacidades. Nesta idade é muito importante a estimulação psicomotora da criança. Através do judô a criança pode experimentar movimentos novos e diferentes; pode melhorar a coordenação motora; consegue ter um domínio corporal melhor para executar os movimentos e consegue ampliar o seu "acervo" motor com essas experiências.

Essa possibilidade de conhecer novos movimentos, melhorar a coordenação e explorar o domínio corporal, tem uma influência direta com aprendizado escolar. Geralmente, crianças com bom domínio corporal, boa imagem motora e que exploram suas habilidades corporais, melhoram a sua auto-estima, sua auto-confiança e consequentemente isso reflete positivamente no rendimento escolar.

A faixa etária pré-escolar, que pode chegar até os 7 anos, é a idade em que a criança está mais apta para receber e assimilar os estímulos, tanto motores como intelectuais. Por isso crianças que tem estimulação positiva nesta idade, muito possivelmente, serão adultos com bom desenvolvimento motor, dinâmicos, ponderados, sociáveis, enfim pessoas de bom senso. Além disso, o Judo consegue interferir no caráter do praticante, uma vez que esta arte tem sua filosofia voltada para o bem estar físico, mental e social.

CIRCO

O circo constitui-se como um conjunto de atividades expressivas, possuindo uma teatralidade múltipla no fazer artístico. Em idade pré-escolar, o ideal é uma atividade lúdica e sem competitividade. No circo é assim: todo mundo brinca junto e não há vencedores. Não se trata de um esporte de rendimento. O mais importante é o processo, e não o resultado. A proposta da aula é unir atividade física e artística por meio de exercícios lúdicos. Dessa maneira é possível contemplar inúmeros benefícios para as crianças, tais como: melhora da concentração e capacidade cognitiva; desenvolvimento da imaginação e da criatividade; postura e consciência corporal; coordenação motora; desenvoltura rítmica; flexibilidade e fortalecimento muscular.

DANÇA

 

  • Ballet

O ballet clássico consiste em unir a técnica, a música e a atuação nos movimentos. São habilidades que as crianças vão adquirindo pouco a pouco através de exercícios e posturas. Exige disciplina, boa postura e ritmo, tudo trabalhado de maneira lúdica. Com o ballet, as crianças podem desfrutar de muitos benefícios como: melhora da coordenação motora, aumento da concentração, noções de espaço e de localização, trabalho de flexibilidade, resistência corporal,  correção e melhora da postura, estímulo do desenvolvimento intelectual, melhora  da expressão e memória, aumento da autoestima e  melhora do equilíbrio e reflexos.

 

  • Dança criativa / Expressão corporal

A Dança Criativa é trabalha a motricidade do corpo de forma lúdica, investigando suas possibilidades de expressão criativa através de diferentes dinâmicas coletivas e da interação do corpo com diversos materiais, proporcionando às crianças o desenvolvimento da consciência corporal e a identificação de um ritmo corporal próprio.

 Através das percepções tátil, visual, rítmica e afetiva, o trabalho busca orientar a criança na descoberta das possibilidades corporais e a investigação de sua linguagem, desenvolvendo a consciência, a coordenação motora, a criatividade e a expressividade do corpo. Assim, ela adquire maior controle postural e de seus movimentos, passando a ter maior autonomia para explorar o mundo que a cerca. A dança criativa estimula a criatividade e auto expressão, ao proporcionar uma atmosfera amigável, informativa e aberta, criando um ambiente de aprendizagem positivo.

 

  • Jazz

Músicas animadas, exercícios dinâmicos e toda a turma em um mesmo ritmo. As aulas de jazz incluem alongamentos, adaptação aos ritmos e trabalho muscular de várias partes do corpo, principalmente pernas e braços. O jazz tem certas características marcantes, incluindo a isolação, uma explosão de energia que se irradia dos quadris e um ritmo pulsante que dá o balanço certo e a qualidade do movimento. As diferentes técnicas do Jazz têm demonstrado que muitos princípios foram herdados do Ballet Clássico e da Dança Contemporânea.

 

  • Street Dance

O conjunto de estilos da dança de rua recebe o nome de Street Dance, esses estilos se desenvolvem na realidade gestual do indivíduo, através de movimentos coordenados e harmoniosos, o que faz do corpo uma forma de comunicação. É um conjunto de estilos de danças que possuem movimentos detalhados (acompanhados de expressão facial), com características particulares como movimentos fortes, sincronizados e harmoniosos, rápidos, simétricos de pernas, braços, cabeça e ombros, assimétricos de pernas, braços, cabeça e ombros e coreografados.

As músicas, independente do estilo de Street Dance, têm a batida forte como principal característica.

 

YOGA

O Yoga desenvolve a consciência de si e de todo o seu potencial criativo através de atividades lúdicas, posturas (ásanas), histórias e brincadeiras. Preserva e fortalece a verdade, a não violência, a honestidade, a autodisciplina e a simplicidade, que são fundamentos da filosofia yogue. No yoga trabalhamos respiração, reconhecimento do corpo, ásanas (posturas do yoga), flexibilidade, equilíbrio, força, concentração.

TEATRO

Teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, podendo colaborar para que a criança tenha oportunidade de atuar efetivamente no mundo, opinando, criticando e sugerindo e, também permite ajudar o aluno a desenvolver alguns aspectos: criatividade, coordenação, memorização e vocabulário.

A escola que insere o teatro em suas atividades faz com que seus alunos construam um crescimento cultural que vai além da sala de aula, por meio do discurso espontâneo da linguagem teatral, motivando e despertando uma aprendizagem prazerosa, construindo o desejo de se aprender.

O teatro na escola pode colaborar para que as crianças possam se relacionar melhor com os colegas e o meio onde vive; construam seu conhecimento brincando e descobrindo seus espaços, se tornem mais participativos e responsáveis nas atividades em sala, projetos e dinâmicas; formando indivíduos críticos e atuantes de sua própria realidade, opinando e sugerindo, formando cidadãos que valorizem as experiências e sabem lidar com as diferenças sociais do seu bairro. Desenvolve também a parte indutiva e racional através da expressão de suas emoções, leva também ao conhecimento de si mesmo e do mundo que o cerca.

As aulas de teatro para educação infantil acontecem principalmente por meio de jogos. O jogo possibilita a criança o preenchimento de suas necessidades, as quais ainda não realizam. Sendo assim, para o desenvolvimento da criança, a brincadeira, o jogo traz vantagens sociais, cognitivas e afetivas, apresentando características que favorecem esse desenvolvimento: a imaginação, a imitação e a regra.

ESPORTES

A prática de qualquer esporte durante a infância implica em imputar dentro da atividade física um traço recreativo que também dê ao jogo seu caráter de brincadeira. A criança deve entrar no jogo por livre e espontânea vontade, primariamente em busca do prazer da própria ocupação e movimentação física. Muito antes de estabelecer qualquer tipo de ideia de competição, é importante que a criança veja na prática esportiva uma fonte de bem-estar e de desenvolvimento. Assim, será mais fácil que ela associe o esporte a um sentimento agradável, e não a um sentimento de disputa ou ansiedade, caso não demonstre de pronto as habilidades necessárias para o exercício.

  • FUTEBOL

  • VOLEIBOL

  • HANDEBOL

  • BASQUETE

  • ESTIMULAÇÃO MOTORA

lutas.png
yoga.jpg
vetor teatro.png
circo.png
danças.png
silhouette-of-sports-vector.jpg
Corrida Infantil
Pequena bailarina
Bebê de cabeça vermelha
Treinamento de Judô Crianças
bebê Yoga
estúdio de Dança
Dança de hip hop
Virtual Dance Class
Jogar basquete
Crianças que jogam o futebol
Servindo
Jogo Handebol
kidsyoga.jpg
kids_silks.jpg
llll.jpg
evans_101.jpg
lira.jpg
jaaz.png
menina-trapezio.jpg
judô.jpg
aerial-silks-e1397625995508.jpg
Teatro-na-infancia_edited.jpg
untitled.png
CAP120113_Kids_182+copy.jpg
33-156_2.jpg
capoeira.jpg
lira 2.jpg
istock_000012525535large_jpg__3602x2672_
screenshot-2014-11-22-21-57-37.jpg
musical-infantil.jpg
ang18.png
Under-10s.jpg
Playtime-WeeCare-OT-Activities.jpg
9250901b-c815-4999-8fab-be40282f237c_JoE
Dancing-Baby.jpg
Judo_children.jpg
fe93dc5c-05fe-4f25-bbc4-314956034ad1_-SU
bottom of page